Como era feita a Ceia Pascal no tempo de Jesus?

A comemoração anual da saída do Egito tornou-se uma verdadeira instituição. No dia marcado, as famílias israelitas reuniam-se ao entardecer, imolavam um cordeiro, assavam a carne do animal e depois, ao redor da mesa, rezavam agradecendo a Deus a libertação, ao mesmo tempo que comiam e bebiam. Com o passar do tempo os ritos foram sendo esquecidos. Por exemplo:
  • os pães ázimos – eram pães, sem fermento, assados especialmente para a Ceia Pascal. Lembravam aquela noite vivida no Egito, em que tudo foi feito às pressas, pois estavam prestes a sair para uma longa caminhada e não havia tempo para esperar a fermentação da massa. E hoje em dia as pessoas compram Colomba Pascal, um panetone de Páscoa, totalmente fermentado…
  • as ervas amargas – folhas de verduras amargas comidas durante a ceia para recordar os longos anos de escravidão em terra estrangeira. E hoje em dia as pessoas comprar ovos de chocolate, ovos de Páscoa, apenas doces…
  • cálice da benção – o vinho bebido durante a ceia familiar, fazendo passar o mesmo cálice entre os que estão ao redor da mesa. Nesse momento eram rezados salmos especiais de louvor e de ação de graças.
  • noite diferente – uma criança da família deveria fazer uma pergunta indagando por que naquela noite a ceia era assim tão diferente. O que significava cada um daqueles detalhes? O chefe da família contava então o que tinha acontecido ao povo hebreu, como foram libertados da escravidão do Egito.

Existem muitos outros detalhes interessantes do ritual da ceia judaica, mas estes citados já nos dão uma idéia do que era a Refeição Pascal. Pois bem, as palavras de Jesus e os acontecimentos narrados nos Evangelhos nos revelam o novo sentido dado à Ceia Pascal.

About these ads

Sobre mediugorie

Administrador de Redes de Computadores e Instrutor de Informática
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Como era feita a Ceia Pascal no tempo de Jesus?

  1. Joici disse:

    Olá e obrigada por estas informações!! Você sabe onde eu consigo o ritual completo da ceia Judaica. Gostaria de realizá -la com meu grupo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s